Wednesday, March 21, 2007

Circulação simples e dupla


Os seres vivos com sistema circulatório fechado podem apresentar uma circulação simples ou dupla:

Circulação simples

Em cada circuito que realiza, o sangue venoso passa uma vez pelo coração. Os tecidos recebem sangue arterial vindo das superfícies respiratórias e desenvolvem ao coração sangue venoso. Caracteriza os animais de respiração branquial, ou seja, os peixes, os anfíbios na fase lavrar e certos anfíbios adultos.

Circulação dupla

O sangue, em cada circuito que realiza, passa duas vezes pelo coração É mais eficiente. Característica dos animais homeotérmicos. A circulação dupla pode ser:

  • Incompleta, quando há mistura de sangue venoso com sangue arterial- característica dos vertebrados poiquilotérmicos de respiração pulmonar. Existe nos répteis e anfíbios.
  • Completa, quando não há mistura do sangue venoso com o sangue arterial. Existe nas aves e mamíferos.

Vantagens da circulação dupla e completa

A circulação dupla e completa apresenta as seguintes vantagens: maior disponibilidade de oxigénio e, consequentemente, aquisição de níveis metabólicos mais elevados, traduzindo uma maior capacidade energética, que pode ser aproveitada para a manutenção da temperatura corporal constante (homeotermia).

Paula Sousa

4 comments:

Daniela said...

Muito boa a explicação. :)

Anonymous said...

A explicação está ótima, parabéns!

Anonymous said...

SAAALVOU MINHA VIDA! Hahahahhahaha

peter said...

Olá, gostaria de saber a vantagem da circulação dupla e incompleta sobre a circulação simples, pois isso me intriga...já que o sangue se mistura, ao contrário do que acontece na simples, me pareceria desvantajoso, então imagino que haja alguma vantagem no fato de ser dupla por si só, mesmo que incompleta.
valeu